FIBRAS SOLUVEIS E INSOLUVEIS

FibrasFibra Solúvel e Fibra Insolúvel

   Solúveis e insolúveis são dois tipos de fibra alimentar que cada um de nós precisa ingerir para uma boa saúde.

   A maioria dos alimentos que são ricos em fibras contém um pouco de cada. Nas embalagens geralmente encontramos a palavra "Fibra alimentar ou Fibra dietética ou somente Fibra", mas não é especificado se são Solúveis ou Insolúveis.

     Fibra solúvel

As fibras solúveis podem ser dissolvidas em água e ajuda a deixar a digestão mais lenta. Pode parecer estranho no início, mas talvez você não sabe que pode te ajudar. Este tipo de fibra ajuda nos sentir uma sensação de satisfeito por um longo tempo. É também por esta razão pode ajudar a evitar ou e controlar a diabete, porque afeta o açúcar no sangue e sensibilidade à insulina. As fibras solúveis podem, também, ajudar a controlar os níveis do colesterol. Um dos alimentos mais comuns que contém muita fibra, é o feijão, que esta ligado a saúde do coração e são recomendados para pessoas com diabete por causa de seu alto teor de fibras. Outros alimentos com fibras solúveis são frutas, legumes e cereais.

 

     Fibra insolúveis

A fibra insolúvel não pode ser dissolvida em água e são conhecidas para facilitar o funcionamento intestinal e regular.
Alguns dos alimentos mais populares com alto teor de fibras insolúveis são: repolho, cebola, pimentão e alface. Traços de fibras insolúveis também são encontrados nas cascas de alguns alimentos, é por isso que é importante comprar produtos orgânicos e comer tudo, incluindo as cascas
.

Principais diferenças entre as fibras solúveis e insolúveis

A principal diferença entre as fibras solúveis e insolúveis depende de cada tipo de organismo, cada um reage diferente, é você que vai testar no seu organismo uma vez que você tenha consumido. O solúvel é absorvido pelo corpo, o insolúvel não. O solúvel desacelera a digestão; o insolúvel em vez acelera a digestão.

Ambos são necessários para um sistema digestivo totalmente funcional. Não é recomendado em alguma maneira dar ao seu corpo apenas um dos dois (fibra solúvel, fibra insolúvel), para ser capaz de colher todos os benefícios que eles proporcionam. É importante fazer uma dieta equilibrada que inclui fibra solúvel e insolúvel. Eles precisam um do outro e ambos tem propriedades que funcionam melhor juntos.

 

 

 

Sem nota. Seja o primeiro a dar-lhe!