DIETA ALCALINA

Primeiro diaDieta Alcalina

Sábado comecei a minha Dieta Alcalina.  Escolhi sábado porque é o dia que tenho mais tempo para me organizar com as receitas e compras.  Hoje não fiz fotos de tudo, vou fazer mais atenção nas próximas.  Geralmente a minha alimentação é preparada com produtos frescos da estação e procuro sempre comprar da agricultura da minha cidade. Deve sempre ser tudo muito bem lavado, principalmente as folhas, enxánguo vária vezes e deixo de molho na água com vinagre. 

Manter o corpo Alcalino não é fácil, temos que nos alimentar muito bem de legumes, frutas e verduras, mas não aquele pouquinho de cada, tem que comer bastante mesmo, e vários tipos e cores diferentes, para uma boa renovação das nossas células e ossos.  Para quem não é vegetariano eu aconselho começar num dia que estiver de folga para ver como o corpo vai reagir, pode dar uma sensação de vazio no estômago. 

Procuro me alimentar sempre equilibrando os alimentos ácidos com os alcalinos. Uma alimentação saudável devemos comer 40% ácido e 60% alcalino.  Eu já procuro fazer uma dieta entre 70% à 80% alcalino e 20% à 30% ácido, acho melhor para mim. 

Como fazer se não temos os testes caseiros?  Temos que saber que não é por nada que os médicos dizem:  Comer 5 tipos de frutas, 5 tipos de legumes e 5 tipos de verduras por dia. Nós podemos comer de tudo, até carne, mas não devemos comer todos os dias.  Na minha casa eu não cozinho carne, mas se acontecer de estar em viagem, amigos ou ocasião, faço um esforço e como. Digamos  que como carne umas 3 à 5 vezes por ano,  é, não é fácil pra mim,  meu tipo sanguineo é O+,  pede muita proteína.  

O meu tipo sanguíneo diz que tenho mais possibilidade de ser intolerante à glúten;  e realmente sou intolerante à glúten,  por enquanto ainda posso comer pão só de manhã no meu café.  Se eu abusar com o glúten rolo de dores no estômago. O macarrão preparo eu mesma com farinha de arroz ou senão hoje existe algumas marcas que fabricam macarrão com farinha de arroz ou quinoa ( que é rica em proteína),  que me ajuda e muito.  Eu sempre sofria essas dores de estômago, mas eu não sabia o que era, e comecei a fazer atenção no que comia.  Adoro leite,  queijos e iogurte,  mas também não poderia comer, e sei que me faz mal,  pois as vezes sofro de acne adulta a causa da lactose e falta de Vitamina Zinco. Fico muito no vai e vem entre o leite, e leite de arroz e queijo de leite de vaca,  que ainda não consegui trocar pelo de cabra, que seria o melhor,  aos poucos vou chegar lá. 

É difícil mudar uma alimentação que eu estava acostumada comer por 30 anos.  Para eu chegar onde estou,  levou uns 4 anos.  Nos dias de hoje ainda não encontramos  receitas alcalinas. Eu criava as minhas receitas e testava o meu Ph. Hoje consigo equilibrar os alimentos ácidos e alcalinos com receitas deliciosas e saudáveis, mas temos que ter conciência que é uma alimentação vegetariana, as vezes para se acostumar com o sabor da alimentação vegetariana diária leva um tempo; mas uma vez se acostumando,  percebemos quanto nos faz mal os produtos industrializados, gordurosos, e damos mais valor à Natureza,  produtos da nossa terra,  o quanto são importantes para nós.  Só me lamento da quantidade de agrotóxicos querendo ou não, ingerimos.

Quando nos alimentamos Alcalino temos muita energia para enfrentar a jornada, sentimos que no corpo tudo funciona bem.  Quando nos alimentamos mal, temos preguiça, cansaço, principalmente depois de comer  e muitas vezes de mal humor,  principalmente nas mudanças de estações, ali  percebemos o quanto nos alimentamos mal (ácido). Mas Atenção, um vegetariano quando se alimenta mal, também poderá ter essas reações de mal humor e cansaço.

 

 

Vou mostrar para vocês passo à passo com o teste do PH  ( potencial hidrogeniônico)  do corpo. Aqui encontro nas farmácias, já na minha região no Brasil eu não encontrei esse teste para controlar o PH  em casa.

                           Essa folhas aqui Ph 1

 

Pré Dieta Alcalina

Hoje logo pela manhã preparei um super suco no liquidificador, o melhor seria à máquina que extrae o suco diretamente no copo, mas  vamos lá com o liquidificador mesmo.

Como preparar o Suco Juventude

2 laranjas

1 maçã gala

1 cenoura média

1 beterraba média

3 galhos de salsa

1 pedaço à gosto de gengibre

1 colher pequena de colágeno

1 colher pequena de farinha de maracujá

Um pouco de água, controlar o PH da água, 

deve ser 7.0 pra cima, deve estar escrito no rótulo da embalagem.

Bati tudo no liquidificador, peneirei, misturei 4 colheres pequenas bem cheia de Chia, que havia deixado num copo com água desde à noite anterior. Bebi logo em seguida.

* Clica Aqui e veja como preparar as Sementes de Chia

 

   *Nunca esqueça, um corpo Alcalino deve ser  7.0 pra cima.  7.0 é a base, abaixo de 7.0  já começa a ter um corpo ácido e PH 5.0 corpo ácido, perigoso,  comece a pensar em aumentar esse PH.

 

Pratiquei 1 hora de esporte, entre caminhadas rápidas, corrida, ginástica urbana e alongamento. Chegando em casa, um copo de água e preparei o meu café da manhã.

Omelete com queijo,  5 sementes diferentes,  salsa, espinafre e rúcula picada e pão, com uma xícara de café ao leite.  Essa vez coloquei o leite normal,  mas o melhor é o leite de arroz,  ou quinoa, hoje eu não tinha. 

1h depois do meu café da manhã,  tomei a outra metade do Suco Juventude dessa manhã.  Seria melhor preparar um suco fresco,  mas precisa de tempo.  Praticamente a cada 2 horas bebo um copo de 250ml de suco.

Coloquei 2 litros de água na mesa,  para beber durante o dia.  O correto é beber 1 litro de água já pela manhã,  e o resto durante o dia, muitas vezes não faço atenção. Tem pessoas que colocam Limão na água,  pode colocar,  mas atenção para quem sofre de pressão baixa,  o Limão pode baixar a pressão e você poderá ter sono o dia inteiro.

Preparei mais um suco, um tempo depois controlei o meu PH em casa.

Receita Suco Faz Bem

1 Laranja

1 Cenoura grande

2 Rabanetes pequenos

½  Pepino

2 Galhos de Melissa

3 Galhos de Hortelã

Água à gosto

Enquanto batia no liquidificador,  joguei dentro ½ colher de levedo de cerveja em pó, peneirei,  bebi logo em seguida com um comprimido de cálcio.

Como hoje fiz esporte na rua,  peguei um pouco de sol,  vitamina D,  e lembrando que a primeira matéria prima dos ossos é o colágeno,  depois os ossos pegam a vitamina D do sol,  não existe comprimido que substitue a vitamina D do sol,  e por último o cálcio.  Sem essas 3 principais vitaminas os nossos ossos enfraquecem muito com a idade,  e a cada 10 anos os nossos ossos se renovam,  e para isso é preciso de vitaminas,  senão a cada renovação,  eles vão se renovando mais fracos e mais fracos.  E esporte claro,  para fortificar os músculos.

Quanto trabalho dá o nosso corpo,  e ainda que não falei da renovação das células.  Com o tempo vou chegar no assunto.

Voltando ao controle do PH

Fiz o teste do PH depois do suco e deu 5.8, isso não é bom.  Olha o Papel dentro do vidro de urina.1 ph inicio do dia peq

Comi uma banana no meio da tarde.

A banana é muito alcalina.

Uma também que ajuda o meu corpo demorar a ficar alcalino é o cigarro, que ainda não consegui largar.

 Uns 30 minutos antes do jantar comi uns morangos.

Para o jantar, cozinhei legumes e manjericão ao forno,  condimentos à gosto.

Batatas,  alho porro,  uma salada de repolho roxo e beterraba ralada e salsa,  tudo cru e outra salada de cenoura ralada e rúcula bem picada. Temperei tudo com sal do Himalaya e misturei 5 tipos de sementes diferentes.  O azeite de Oliva à gosto ou sem.  

Preparei o suco para acompanhar o jantar alcalino.JantarReceita Suco Jantar

 1 Laranja

1 Maça gala

1 Cenoura

3 galhos de Hortelã

Gengibre,  Limão e Água à gosto

Bater tudo peneirar e servir

Ficou tudo uma delícia

Chegou à noite fiz o Teste do PH e deu 6.5 à 6.8, já subiu bastante, fiquei muito feliz

Ph no final do dia

 

1 voto. Média de 5.00 a 5.

Comentários (2)

glamour-nail-gel
  • 1. glamour-nail-gel (site) | 29/06/2016
Obrigada Josebel. A tua opinião é muito importante pra mim, principalmente que é a tua área, que tu amas tanto. Quanto ao meu tipo sanguineo, pode ter sido uma coincidência, até seria interessante saber mais informações sobre isso.
Josebel
  • 2. Josebel | 29/06/2016
Muito bom o conteúdo...acho interessante ter uma dieta assim... Mas difícil pelo fato de sermos mal acostumados no sentido da alimentação... Mas não sei se é adequado aderir a isso pelo meu tipo sanguíneo que é O +..

Adicionar um comentário

You're using an AdBlock like software. Disable it to allow submit.